TDAH

Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade

Sintomas

É preciso reforçar que o TDAH não é um transtorno devido às circunstâncias sociais em que a criança vive. O TDAH tem uma origem neurológica. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e nas suas conexões com o resto do cérebro. Esta região é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), autocontrole, organização e planejamento.

Por ser mais evidente em crianças na idade escolar, educadores e pais precisam estar atentos aos sinais do transtorno.

Se a criança já nasce com o TDAH, quais sinais os pais e professores devem ficar atentos?

As manifestações desse problema sempre têm início na infância. Ninguém adquire o transtorno na adolescência ou idade adulta. Muitas vezes os pais contam que já desde o berço notavam que aquela criança era mais agitada, mais insaciável, irritada, de difícil consolo, com maior prevalência de cólicas, dificuldades de alimentação e de sono.

Na idade pré-escolar é uma criança mais agitada, pode ter dificuldade de ajustamento, ser mais teimosa, irritada e extremamente difícil de satisfazer.

No ensino fundamental pode ter incapacidade de se concentrar, distração, ser mais impulsivo, ter um desempenho inconsistente e a presença de hiperatividade.

Na adolescência é inquieto, o desempenho acadêmico é ruim, há dificuldade de concentrar, de memorizar, além da propensão ao abuso de substâncias químicas e acidentes.

Atendimento 24h