Tratamentos

Oferecemos diferentes níveis de atendimentos, na área da saúde mental.

Oferecemos palestras, debates, cursos, projeção de filmes educativos referentes a drogas, álcool, AIDS em escolas, empresas e na comunidade em geral.

Vamos além da informação, contando com recursos profissionais e técnicos tais como:

  • Grupos de reflexão
  • Grupos operativos
  • Grupos de abordagem corporal para relaxamento e lidar com estresse
  • Realizamos supervisão institucional na área de dependência química a na área educativa

Intervenção na família e na comunidade quando se encontrarem em crise.

Crise é quando uma pessoa ou um grupo se encontram em um momento determinado de uma situação que ultrapassa a capacidade de funcionamento e de organização.

Diferenciando crise e urgência, podemos dizer que urgência implica em uma situação de crise, mas pode haver uma crise sem urgência.

Uma urgência é quando uma situação de crise coloca em risco a vida do paciente identificado ou do grupo que pertence como, por exemplo: família, amigos, vizinhos, etc.

Depois de realizado o diagnóstico situacional encaminha-se o paciente se for o caso para um tratamento adequado, como por exemplo, uma internação breve.

Acompanhamento Terapêutico

Enquanto o paciente encontrar-se em tratamento, será feito um trabalho com a família oferecendo atendimento multiprofissional, no consultório ou na residência do paciente. Quando então o paciente obtiver a alta, continuaremos realizando terapias individuais e familiares.

E se o paciente se encontrar sem nenhuma atividade de trabalho ou de estudo, realizaremos também orientações vocacionais para evitar escolhas erradas, frustrações e um alto custo financeiro desnecessário.

Todo o nosso trabalho também inclui; equipe de acompanhantes terapêuticos treinados para pacientes psicóticos e dependentes químicos, tanto masculino como feminino. Temos também um serviço de remoção para internação de pacientes, caso necessário.


Na internação voluntária o paciente solicita voluntariamente ajuda e, muitas vezes, a própria internação. É neste momento que a MBS Tratamentos inicia seu trabalho, com uma terapêutica que cobre as necessidades do dependente químico em relação ao seu tratamento. Através da internação voluntária conseguimos realizar toda a proposta de tratamento ao paciente de forma tranquila, já que a aceitação é o primeiro grande passo para a recuperação. Levamos um programa de revitalização do indivíduo, a fim de torna-lo apto ao convívio social, à família e ao trabalho. Nossa proposta terapêutica tem como premissa o entendimento do indivíduo como ser “biopsicossocial”, fruto da própria história de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade. Para isto levamos em consideração o indivíduo como ser psicológico, biológico e social no qual ele esteja inserido. Isto nos permite ter o entendimento mais amplo do paciente e desenvolver um programa de trabalho e assistência completo e bem elaborado, onde o paciente é visto como um ser constituído de corpo mente e espírito, objetivando a recuperação concreta e a reconquista de sua vida em todos os aspectos. Nosso programa aborda durante a internação a triagem e acolhimento do paciente, a terapia de grupos e individual, o acompanhamento clínico e psiquiátrico, o atendimento familiar (condição fundamental para o sucesso e êxito da recuperação do paciente), atividades físicas, terapias cognitivas e comportamentais, entrevistas motivacionais, entre outras dentro das necessidades pontuais de cada um.

A MBS Tratamentos considera a internação involuntária como uma intervenção necessária para os casos em que o dependente químico tem sua capacidade psíquica afetada devido ao abuso de substâncias psicoativas (drogas e álcool), entre outras. A internação involuntária é amparada pela lei 10.216 e é feita mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. Ela é utilizada quando o indivíduo já está tomado pela dependência e não consegue mais distinguir o que faz bem ou mal para si e sua família, podendo sofrer consequências graves, inclusive a morte. E a família, neste momento, deve ter a consciência de que internar ou interditar, mesmo contra a vontade do paciente, é o caminho para que o indivíduo torne a ter uma vida sem a dependência das drogas. A MBS Tratamentos conta com parcerias de profissionais altamente especializados no assunto para que a internação seja feita da forma mais segura e humana. No período de internação, realizamos de forma tranquila e ética a promoção da aceitação e conscientização do paciente. Algumas famílias imaginam que, se o paciente não aceitou a internação voluntariamente, não irá aceitar o tratamento e não terá resultado. Mas isso não é fato. Na maioria das vezes, o paciente reconhece seu sofrimento quando tem contato com algo novo, ou seja; um tratamento direcionado a ele, onde consegue se identificar passando pelo processo, já que todos os profissionais entendem a sua problemática. A internação involuntária está também apoiada em um dos 13 princípios do tratamento efetivo do NIDA (National Institute on Drug Abuse).


Ambulatório

Esta etapa no programa de tratamento Ambulatorial, realiza-se nos consultórios da unidade de São Paulo e consiste em atendimentos individuais, consulta psiquiátrica, terapia grupal e familiar.

Em nossa unidade também está disponível para atendimentos e consultas de outros profissionais fora da equipe MBS Tratamentos.

Dentro do atendimento neste setor tanto o paciente, a família e o profissional, gozam de amplas salas equipadas e de todo serviço de recepcionistas qualificadas para pronto-atendimento e orientação.

A MBS Tratamentos destina-se a pessoas que não apresentam necessidade de internação integral, não dispõe de tempo ou simplesmente já fizeram tratamentos e necessitam apenas de acompanhamento. A MBS Tratamentos destina-se a atender também pessoas em diversos âmbitos de dependência que não estejam em episódio de crise.

Nesta modalidade de tratamento oferecemos atendimentos em vários níveis, como:

Intensivo, semi-intensivo ou nada intensivo, dependendo das necessidades de cada paciente, que serão avaliados por profissionais competentes.

Para esse tipo de tratamentos contamos com a parte ambulatorial, onde o paciente pode contar integralmente com nossa infraestrutura tanto para a prática terapêutica (atendimento psicológicos individuais e em grupos e as atividades auxiliares).

O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do assistido em seu meio e para isto dispõe de uma equipe especializada que trabalha não apenas com o paciente, mas também com seus familiares.


A mulher é diferente no organismo, no aspecto emocional, e por isso é mais vulnerável aos efeitos do álcool e outras drogas em comparação aos homens. Também, por conta de diferenças em seus papéis sociais, ou por ter responsabilidades como mãe geralmente, a mulher resiste mais a procura de um tratamento. Estes são desafios para o tratamento de mulheres, o que exige ainda mais preparo e dedicação no atendimento do público feminino. Nossa equipe profissional tem esses pré-requisitos que atenuam essa observância de uma maneira minuciosa e pontual, além de uma estrutura totalmente adaptada para este público e a vantagem da extrema discrição no tratamento; ou seja, sua identidade absolutamente preservada.

Visamos a saúde do paciente como um todo. A avaliação e tratamento odontológico traz ao paciente o resgate de sua estima fragmentada pelas mazelas da dependência. O paciente recebe alta com a possibilidade de ter de volta sua saúde bucal, esta que, influência em todos as áreas de sua saúde física e emocional. Feito a avaliação criamos condições especiais para que todos os pacientes tenham acesso a este benefício diferencial de tratar seus dentes no período de internação.

Programa Antitabagismo

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo sendo no Brasil o responsável por mais de 200.000 mortes por ano. Pesquisas divulgadas pelo IBGE mostram que 17,2% dos Brasileiros fumam, 52,1% pensam em parar de fumar e 93% do total de fumantes afirmam saber que o cigarro pode causar doenças graves.

Os cigarros apresentam mais de 4700 substâncias, dentre elas metais pesados, pesticidas, substâncias radioativas. Estas substâncias são cancerígenas e causam também problemas cardiovasculares, cerebrovasculares e problemas respiratórios. A nicotina presente no cigarro é fortemente adictiva, já que atua no sistema de recompensa do cérebro, que é um sistema que libera dopamina cada vez que realizamos algum ato que implique na nossa sobrevivência ou preservação da espécie e essa dopamina causa a sensação de prazer.

Ao tratar-se de uma droga lícita, de fácil acesso, com consequências devastadoras para a saúde pública, para os usuários e as pessoas que estão em seu entorno, a MBS Tratamentos que trabalha na área de dependências química há 16 anos abre agora o programa antitabagismo “Apague esse vício“. É um programa ambulatorial, no qual, será feita uma abordagem multidisciplinar com acompanhamento psiquiátrico podendo utilizar medicamentos quando necessário para ajudar a diminuir a fissura pelo cigarro e tratar outros transtornos psiquiátricos que possam estar associados, como a depressão. Atendimento psicológico realizando terapias e métodos cognitivos. Acompanhamento nutricional, pois sabemos que ao parar de fumar muitas pessoas engordam o que muitas vezes estimula a pessoa a voltar a fumar e acompanhamento clínico com avaliação cardiológica e pulmonar e atividades físicas supervisionadas. Temos o objetivo de ajudar os fumantes a parar de fumar e conseguir assim uma melhor qualidade de vida para os mesmos. Sabemos que uma pessoa de 35 anos de idade, que parar de fumar, pode aumentar sua expectativa de vida em cinco anos.

O jogo patológico foi reconhecido como doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1992. No Brasil a estatística dos jogadores compulsivos (Jogo patológico) tem aumentado, mesmo com o fechamento dos bingos. Ainda ocorre o funcionamento de casas clandestinas, que são constantemente fechadas. Temos os jogos de internet e vídeo pôquer que são responsáveis pela falência financeira, acarretando sérias consequências na vida. Em alguns casos, há outras dependências associadas como o tabagismo e o alcoolismo. Encontramos ainda alguns casos nos quais o indivíduo faz uso abusivo de medicações sem prescrições médicas. Os jogos funcionam como recompensa, os games também atuam na região do cérebro responsável por registrar a sensação de prazer, e isso pode levar ao vício. Quando uma pessoa está jogando, o cérebro libera uma substância chamada dopamina, que causa sensação de prazer e euforia (inclusive no computador). Tanto o jogo como a compra compulsivos, podem levar as pessoas à falência física, social, familiar e emocional. Assim como em outras dependências, onde a pessoa perde sua crítica chegando ao último grau, fase cinco. Segundo estudos (Dr. Pablo Miguel Roig 1986,) A evolução da doença ocorre gradativamente levando a pessoa a se desorganizar internamente, passando a se vincular ao objeto de prazer imediato levando-o à aniquilação.
Passar muito tempo enviando mensagens, checando e-mail e jogando games pela web pode não ser um bom sinal. Segundo o “American Journal of Psychiatry, o vício em internet se tornou um problema de saúde pública nos EUA. O governo dos EUA estimava que em 2006, o número de pessoas entre 6 e 19 anos que sofrem do problema e necessitam tratamento era de 210 mil crianças. O que se pode afirmar é que a compulsão pela Internet se torna um vício, como acontece com os entorpecentes. “É a mesma região do cérebro, o córtex pré-frontal, que mexe com a impulsividade. A pessoa fica impulsiva”, diz Nabuco, pesquisador do HC, SP. Na maioria dos casos percebemos nos relatos das pessoas que a dependência foi instalada gradativamente, de forma” sutil”, não sendo percebida de início. Nos tempos de hoje a internet pode facilitar muito o meio de comunicação e praticidade de resolução de várias questões, além de “preencher um vazio” de muitas pessoas. Principalmente aquelas que têm dificuldades nas relações interpessoais. Assim inicia a problemática. Os jovens passam horas na frente do computador, cronificando suas dificuldades de comunicações verbais, até mesmo de expressar seus sentimentos. Os adultos buscam de forma compulsiva relacionamentos virtuais, que inúmeras vezes além do risco que oferecem, podem causar transtornos emocionais, tais como depressão e ansiedade decorrentes das desilusões e frustrações. Oferecemos um programa de tratamento ambulatorial capaz de sanar o vício de forma reeducativa, além do tratamento emocional. São desenvolvidos grupos específicos e atendimentos individualizados.
Há tratamento para o comprador compulsivo? Sim. O tratamento do transtorno de compras compulsivas geralmente é feito com aconselhamento sobre compras, terapia cognitivo comportamental e medicamentos, caso seja diagnosticada uma outra condição psiquiátrica como a ansiedade ou a depressão. Obviamente, o objetivo do tratamento não é a abstinência completa do ato de comprar, mas o controle do comportamento, que em situações normais obedece à seguinte sequência de etapas: avaliação da necessidade; avaliação das possibilidades; pesquisa de preços e condições de pagamento; consulta a terceiros; negociação; deliberação; comprar o que foi programado. Quando adequadamente tratado, o prognóstico costuma ser favorável.

Dúvidas?

Temos um atendimento especializado esperando por você!

Atendimento 24h